Oficina

“Serei tudo o que disserem”

Ary dos Santos

A minha, vossa, nossa oficina é o espaço físico onde tudo acontece, onde tudo se transforma, onde misturas de vários materiais, por vezes improváveis, dão lugar a uma peça cheia de vida, alegria, magia que se espalha, que contagia todas as almas que se aproximem.

É o meu mundo, é onde o fantástico se materializa.

O nome PapaPapel surgiu quando ainda vivíamos em Aveiro, a sua história é esta;

“Um dia, recebemos a visita de uns amigos, como era a época do caracol, foram à caça (coitados dos caracóis), eu não alinhei. Como só iam para Lisboa no dia seguinte, deixaram o saco cheio de caracóis prisioneiros na cozinha, junto à máquina de lavar roupa. Depois de partirem, quando a casa ficou, reparámos que alguns caracóis tinham escapado e passeavam pela cozinha. Começámos a alimentá-los e deixei-os ficar por ali. Mas de noite, eles vagueavam pela casa e, sem querer, eram pisados. Foram morrendo, mas houve um, o Tobias, que ficou connosco muitos meses, ainda o levámos para Viana do castelo, onde acabou por falecer, naturalmente (acredito). Voltando ao Sr. Tobias; mesmo tendo à disposição folhas de alface frescas e pedações de pão, adorava comer o calendário. Foi então, que reparei no produto final da digestão do calendário, pasta de papel.

Assim ficou para a história o nosso Tobias, os nossos amigos, a inspiração para o nome e, na altura, para o logotipo que nos acompanhou durante alguns anos. Pois tal como o caracol, PapaPapel é uma oficina, que se alimenta de papel, anda de terra em terra, região em região, vila em vila, aldeia em aldeia, de rua em rua com a casa, o espaço, o ninho ás costas. Chega, instala-se e, através da sua artista de serviço, a Fernanda, absorve toda a beleza que os rodeia, mistura com os mais diversos e improváveis materiais; ora os enche de cor, ora os deixa crus, rústicos, puros, naturais; dá-lhes alma, vida; é esta a Magia da Fernanda com a PapaPapel. E porque a dada altura do percurso se confundia a artista com a oficina, hoje unidas, damos pelo nome de FernandaPapaPapel.

Adoraria colorir o mundo contigo

Encontras-me aqui

atelier@fernandapapapapel.com

©2021 FernandaPapaPapel|Todos os Direitos Reservados